Lutas, desafios e conquistas: o que as mulheres rurais alcançaram no agronegócio até agora?
Ramo que continua em expansão, os negócios da agricultura resistem a diversos fatores: crises climáticas, queimadas, falta de recursos – naturais ou não – e muitos outros fatores que envolvem um bom desenvolvimento agrícola no Brasil.
Por outro lado, a ocupação das mulheres em cargos diversos também vem ganhando cada vez mais destaque, apesar dos desafios. De acordo com o Governo Federal, em 2024, foram registradas mais de 43 milhões de mulheres no mercado de trabalho no Brasil.
Por conta disso, a presença delas também aumentou no agronegócio. Segundo a revista Exame, em 2023, 38% dos trabalhadores e administradores do ramo, eram mulheres.
O resultado desse crescimento também traz reflexões e mais visibilidade para elas que têm transformado o trabalho no campo.
15 de outubro
Em reconhecimento ao esforço e transformando a data em um lembrete da luta feminina por mais esse espaço, 15 de outubro foi oficializado como Dia Internacional das Mulheres Rurais.
A data, criada em 1995 pela Organização das Naações Unidas (ONU), tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da participação feminina em um dos – senão o maior – ramo da economia brasileira e mundial.
O dia também traz à tona inspiração e cria novos ambientes de debate e negócios, deixando o solo cada vez mais fértil para as próximas gerações femininas do campo que pretendem trilhar este caminho.
Além disso, o período auxilia no estudo e no empenho de autoridades para aumentar a participação feminina na área, além de promover o reconhecimento das conquistas tidas até o momento pelas mulheres do setor.
A partir de hoje
Por isso, visando impactar positivamente o agronegócio feminino no Brasil, diversas ações foram criadas com o foco na mulher rural. Apesar de ainda ter uma trilha cheia de percausos, a caminhada feminina vem sendo cada vez mais tranquila e sólida.
O campo de oportunidade é para todos e as mulheres rurais estão provando que é possível fazer uma das maiores áreas econômicas do mundo, crescer ainda mais!