Não! As diversas fórmulas fabricadas pela Caltim fornecem nutrientes prontamente para as plantas. Alguns deles são semelhantes àqueles que o calcário fornece a longo prazo como o Cálcio e Magnésio. Outros são o Enxofre, o Boro e o Zinco.
Apesar de serem fertilizantes, os produtos da Caltim têm poder corretivo e podem sim substituir calcário. O Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT) é um índice que depende do Poder de Neutralização (PN) e da Reatividade (RE). Alguns produtos da Caltim têm alto poder de PN devido às características químicas dos ingredientes. Outros tem PN mais baixos, como os sulfatos. Não se pode chamar os produtos da Caltim de corretivos por uma característica física - devido ao tamanho dos grânulos -, pois no caso dosfertilizantes, a peneira ideal é de 3mm. Sendo assim, a reatividade desse tipo de peneira não permite dizer que os produtos da Caltim têm PRNT mesmo tendo Poder de Neutralização.
Sim! Os elementos presentes nas fórmulas da Caltim fornecem benefícios para o solo e para as plantas. Todos os nutrientes que a planta não necessitar para completar seu ciclo ou até mesmo aqueles que ela usar, mas não exportar, ficarão disponibilizados para as culturas sucessivas promovendo o equilíbrio no solo, neutralizando o alumínio tóxico e o pH.
Os produtos Caltim têm grande reatividade mesmo em ambientes com pHs neutros, ocorrendo a dissociação e consequente fornecimento dos nutrientes.
A água é elemento importante para esse processo, porém não é o único fator de disponibilidade. Local de aplicação, tipo do produto Caltim e fatores ambientais podem acelerar o processo.
Para dissolver por completo 1 kg do produto mais solúvel da Caltim são necessários cerca de 500 litros de água. É o mesmo que dizer que o produto é 120 vezes mais solúvel que calcário. Vale lembrar que esse fato diz muito pouco sobre a performance de produtos. Todo o contexto de ingredientes, receita e modo de fabricação é que conta na hora do resultado final na lavoura.
O manejo de aplicação depende muito da necessidade do produtor, pois os produtos Caltim funcionam das duas formas. Nesse sentido, pode-se fazer uma analogia com o fósforo. Alguns produtores aplicam a lanço por questão de facilidade e manejo. O local de aplicação permitirá doses menores e maior performance em menor tempo. Já a aplicação a lanço é menos trabalhosa.
Nem um e nemoutro. O processo industrial de fabricação faz com que a estrutura da rocha calcária mude. Mas, ao mesmo tempo, ocorre a hidratação através de uma solução com polímeros importantes para a performance no campo. Além disso, são usadas fontes de poli sulfatos para fornecimento de enxofre. Logo, existem diversos outros ingredientes até chegarmos no produto final granulado.
Os produtos Caltim são muito versáteis quanto à aplicação. É possível aplicar na linha de plantio e a lanço antes do plantio na safra. Porém, é possível aplicar dose ideais em adubação de sistema, ou seja, o produtor aplica na cultura de inverno para que o Ca, Mg, S, Zn e B seja aproveitado na cultura de interesse econômico
A dose ideal é aquela que nutre a planta e melhora o solo e permite um bom retorno econômico para o produto. Muitas vezes, o impeditivo é o operacional que não permite doses maiores. Nesse caso, pode-se aplicar parte a lanço e parte no sulco de plantio.
A água é o agente acelerador do processo. Sem água não se consegue ter uma solução em que os nutrientes fiquem disponíveis.
As recomendações de produtos da Caltim são muito precisas e não tem perdas, o que não acontece com o calcário. São fertilizantes especiais granulados altamente solúveis e reativos no solo, entretanto, são formulados de forma equilibrada com o objetivo de maximizar a absorção dos elementos essenciais presentes no solo e na adubação de base e trazer rentabilidade ao produtor.
A linha de soluções da Caltim conta com uma gama de opções específicas para cada problema de solo da lavoura. Um único granulo da Caltim contém Óxido de Cálcio, Hidróxido de Cálcio, Poli Sulfatos e Carbonato de Cálcio, devido ao reprocesso realizado na indústria com altas temperaturas somado a um conjunto especial de polímeros fazem com que o poder de reatividade da linha de soluções da Caltim seja muito maior.
Assim a linha de produtos permite a neutralização do Alumínio tóxico na linha de plantio, equilíbrio da CTC e da relação Ca/Mg/K, elevação do V%, aproximando o pH da rizosfera na faixa de absorção ideal dos elementos essenciais como P e K para as plantas,auxiliando na descompactação do solo permitindo maior tolerância ao estresse hídrico.
Sim, quando o fósforo é aplicado em ambiente muito alcalino com Cálcio ocorre a retrogradação. A formulação da Caltim foi desenvolvida de forma equilibrada para que o pH na rizosfera fique em torno de 6 a 6,5, permitindo um ambiente adequado para a absorção máxima dos nutrientes.
A água é o agente acelerador do processo. Sem água não se consegue ter uma solução em que os nutrientes fiquem disponíveis.